Tópicos em alta: outubro rosa / top of mind 2019 / sarampo / CPI dos ônibus / polícia

Lavabos, livre para ousar!

Invista em materiais de acabamento, espelhos, iluminação indireta e decoração personalizada

Por Aletheia Westermann

07/07/2019 às 06h05 - Atualizada 04/07/2019 às 15h10

A decoração do lavabo, ou mesmo do banheiro social, deve ser pensada quase como um cartão de visitas da casa, pois além dos moradores é um lugar também frequentado pelos convidados. Então por que não dar uma atenção melhor neste local de dimensões reduzidas, mas nem por isso menos importante?A decoração do lavabo, ou mesmo do banheiro social, deve ser pensada quase como um cartão de visitas da casa, pois além dos moradores é um lugar também frequentado pelos convidados. Então por que não dar uma atenção melhor neste local de dimensões reduzidas, mas nem por isso menos importante?

Por não ter umidade, uma vez que não há duchas, chuveiros e banheiras, podemos abusar nas opções de materiais de acabamento, tais como: madeiras, papéis de parede, pedras, ladrilhos, louças sanitárias e cubas de outras cores, espelhos…

Aliás, os espelhos são um ótimo truque para ampliação dos ambientes. Podem ser utilizados de várias maneiras, desde inteiros revestindo toda a parede, ou em composições de vários formatos e sobreposições. Além de sofisticar o ambiente, dependo do ângulo explorado, são capazes de agregar outros elementos decorativos através de seus reflexos. Já imaginou trazer um jardim externo para dentro do ambiente somente pela projeção do espelho?

O conteúdo continua após o anúncio

É fato que uma paleta com cores mais claras amplia os espaços e, seguindo as mesmas tonalidades, texturas e conceito dos ambientes próximos, trará harmonia ao conjunto, mas, se a ideia for criar um contraponto, as cores escuras são bem-vindas e dará uma atmosfera sóbria e elegante.

Outro ponto de destaque é a iluminação. Como sua função é mais cênica, aposte nos focos indiretos, seja no teto ou embutidos nos espelhos. Se o ambiente permitir, pendentes sobre a bancada, ou arandelas nas paredes reforçam o decor.

Quadros, fotos, posters, plantas permanentes e naturais (cuidado só com a proporção e com a espécie adequada), livros, recordações de viagens, tapetes….  são  ótimos objetos  para decorar qualquer lavabo, mas invista também nos acessórios que deixarão o ambiente bonito e em ordem, como bandejas, saboneteiras, aromatizadores, creme para as mãos e belas toalhas.

Enfim, tudo pode! Só não pode deixar de colocar sua personalidade.

laqvabo 01-lavabo banheiro14
<
>
(Foto: Divulgação)

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia