Tópicos em alta: outubro rosa / top of mind 2019 / sarampo / CPI dos ônibus / polícia

A 18ª colocação de JF no quadro de medalhas no Pan de Lima

Por Juliana Netto

22/08/2019 às 07h08 - Atualizada 22/08/2019 às 07h08


Terá abertura amanhã os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Os mesatenistas Alexandre Ank e o nadador Gabriel Araújo são os locais na disputa, que procede a um Pan muito positivo para Juiz de Fora.

Refazendo as contas publicadas na última coluna, agora com todas as devidas medalhas de Larissa Oliveira, que obteve sete no total – recorde para uma nadadora brasileira na história da competição, o que rendeu a ela o título de “Miss Pan” -, se JF fosse um país, teria terminado na 18ª colocação no quadro de medalhas, entre 41 nações. Ao todo, foram dois ouros (da pugilista Bia Ferreira e de Larissa Oliveira), duas pratas (ambas de Larissa), e seis bronzes (Felipe Roque, do vôlei; Thiagus Petrus, do handebol; e outras quatro da nadadora). Campanha superior a Uruguai, Paraguai, Bolívia e Costa Rica, por exemplo.

O conteúdo continua após o anúncio

Do ponto de vista crítico, em relação ao que Poder Público e empresas oferecem aos atletas, as conquistas são majoritariamente do mérito dos atletas do que do município. Dos quatro medalhistas no Peru, todos atualmente vivem e treinam fora de Juiz de Fora.

Mas, curiosamente, o incentivo que muitas vezes falta ao esportista vem para a cidade através dele mesmo, que, através de sua conquista, acaba, de alguma forma, projetando sua terra natal e trazendo uma autoestima para os conterrâneos, incluindo os jovens, que têm uma referência esportiva “dentro de casa”.

Com Alexandre Ank e Gabriel Araújo, o saldo local em Lima pode ser ainda maior. E a alegria em dizer – e escrever – que eles são juiz-foranos também.

Juliana Netto

Juliana Netto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia